Blog literário

Esperamos que este espaço recém inaugurado sirva para aproximar estudantes de letras interessados em literatura. Fugindo do convencional, este blog propõe uma metodologia diferenciada para atrair alunos do ensino médio.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Perguntas instigadoras sobre o texto

1) Em Felicidade Clandestina a personagem narradora ficou encantada e bastante alegre ao saber que a filha do dono da livraria lhe emprestaria o livro As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Diante de tal felicidade a menina declara: "eu não vivia, eu nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam". O que ela quis dizer ao usar esta expressão?
2) Por que a garota nunca desistia de conseguir o livro emprestado mesmo percebendo o plano da filha do dono da livraria?
3) Mesmo tendo os privilégios que toda criança queria ter, a menina continuava a não querer emprestar o livro para as outras meninas. Como pode ser analisado este comportamento da criança?

4) Por que mesmo depois de ter o livro "as reinações de narizinho" em suas mãos a criança não fez o que havia planejado, que seria devorá-lo em pouco tempo? De que forma a "felicidade" pode ser entendida neste sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário